8 de maio de 2021
“Coisas incríveis no mundo dos negócios nunca são feitas por uma única pessoa, e sim por uma equipe.” [Steve Jobs]
Trabalhar em equipe é um dos maiores desafios do mundo corporativo. Ao mesmo tempo, também é uma das habilidades mais valorizadas atualmente no mercado de trabalho. Por isso, de nada adianta ser um profissional muito bem preparado, mas que não trabalhe em equipe com eficiência. Essa é uma capacidade que se enquadra nas soft skills, necessárias para um bom relacionamento com outras pessoas e, por consequência, para o sucesso dentro de uma empresa.
Trabalho em equipe é o esforço feito em conjunto para atingir um objetivo em comum. Essa ação conjunta é o que possibilita alcançar metas e objetivos de forma assertiva, mais rapidamente e com mais eficácia.
Uma boa maneira de entender melhor o conceito de trabalho em equipe é observar a forma que os times esportivos atuam. Cada membro de um time tem uma função específica, devendo desempenhar seu papel da melhor forma, sem comprometer as atividades dos demais companheiros. Assim, cada um faz a sua parte para que o todo funcione bem e o resultado em comum seja alcançado, neste caso, vencer as competições.
No mundo corporativo não é diferente. As empresas também querem alcançar um bom lugar no pódio e se destacar diante da concorrência. Dessa forma, trabalho em equipe não são apenas as atividades realizadas em conjunto por um grupo, mas sim, um resultado alcançado por pessoas comprometidas em conviver bem umas com as outras, em prol de objetivos em comum.
O trabalho em equipe é essencial no meio corporativo, porque possibilita executar as tarefas de forma simples e ágil, gerando melhores resultados. O cenário ideal é que as tarefas de um processo ou projeto sejam realizadas por pessoas com habilidades diferentes que, quando somadas, oferecem uma solução mais completa.
As diferentes visões e perspectivas dos membros de uma equipe é fundamental para uma resolução de problemas mais eficiente. Quanto mais diversidade de pensamentos um time tiver sobre um único problema, mais fácil será encontrar a melhor solução possível.
Trabalhar em conjunto é um desafio. Liderar uma equipe também não é um trabalho fácil. É preciso ter ou desenvolver inúmeras habilidades para saber lidar com um time de pessoas diferentes umas das outras, com culturas e personalidades únicas.
Contudo, essas competências podem ser adquiridas por qualquer profissional, independente da sua área de atuação. Confira, a seguir, algumas das habilidades necessárias para aprimorar sua capacidade de trabalhar em equipe ou ser o seu líder.
Nem sempre é possível evitar os conflitos, por isso, é fundamental saber contorná-los para evitar que afetem o ambiente coletivo e as demais pessoas do time.
Para um trabalho em equipe eficaz, é importante o papel do profissional que vai se esforçar para identificar, gerenciar e resolver os conflitos. Para isso, empatia e inteligência emocional são indispensáveis. Conseguir se colocar no lugar do outro, para compreender o seu ponto de vista e enxergar a situação por diferentes perspectivas, facilita o caminho para a solução de um conflito.
Saber se comunicar de forma clara e eficiente é fundamental para um bom trabalho em equipe. Essa é a forma de alinhar as metas e objetivos para que todos possam compreender seu papel e importância.
Podemos dizer que esse é o primeiro passo para que o trabalho em equipe flua sem problemas. Quando cada colaborador entende a direção que deve seguir com as suas atividades, fica muito mais fácil organizar a execução.
Além disso, a clareza sobre o que se espera de cada membro do time também é muito importante. Por isso, delegar bem as tarefas é crucial e um processo que precisa acontecer de forma aberta e objetiva.
Outra habilidade muito valorizada no mercado de trabalho, a proatividade é a capacidade de antecipar necessidades de forma autônoma, realizando tarefas e dando sugestões antes mesmo de serem solicitadas.
Aqui voltamos ao tópico anterior: quando um líder comunica de forma clara o que espera dos colaboradores, dá a eles autonomia para que sejam proativos e se antecipem. Assim, cada um pode trabalhar conforme o seu ritmo, já que nem todos têm o mesmo timing.
Outra vantagem da proatividade é identificação de situações-problema antes mesmo que elas aconteçam, ajudando a evitar possíveis conflitos. Para desenvolver essa habilidade, é preciso ser atento e observador, além de acompanhar de perto a equipe e conhecer bem cada um de seus membros.
Nada de novo acontece quando fazemos sempre as mesmas coisas. Essa é uma frase que cabe muito bem no cenário do mercado de trabalho competitivo que vivemos, em que as pessoas estão a todo momento tendo que se reinventar.
A criatividade e a capacidade de inovação são habilidades que podem transformar o trabalho e a interação de um grupo. Para um bom trabalho em equipe, é preciso que, não somente o líder, mas todos os integrantes estejam atentos a tudo o que acontece.
Dessa forma, é possível estar sempre em busca de soluções mais práticas e criativas para alcançar melhores resultados, mais eficiência e otimização nas atividades e processos diários.
Hoje não existe mais espaço nas empresas para “chefes” como antigamente, que mandam e desmandam, mas não inspiram em nada a sua equipe.
Afinal, para que o trabalho em equipe seja possível, é preciso que cada membro faça a sua parte e que o líder inspire cada um a dar o seu melhor, criando um ambiente de confiança mútua.
Respeito também é essencial, para que cada um entenda a sua função e cumpra com as suas responsabilidades. Quando um líder confia em sua equipe de trabalho, consegue delegar tranquilamente as tarefas para o time, tendo a certeza de que o resultado sairá de acordo com o esperado.
Fonte: Marina Agranionih, Pipefy